2025-07-22

Grundium garante a segurança de sistemas críticos e melhora os resultados de saúde com o Ubuntu Pro para Dispositivos

Dispositivos médicos não podem ter downtime. O Ubuntu Pro para Dispositivos garante que eles sejam confiáveis, estejam em conformidade e se mantenhamestáveis.

Register now

Sobre a Grundium

A Grundium é uma fabricante de dispositivos médicos especializada em microscopia digital. Sua linha de scanners de microscópio é conhecida como Ocus® Scanners.

Esses microscópios digitais de alta resolução permitem que patologistas colaborem remotamente, evitando a necessidade de enviar amostras físicas para diferentes locais.

Como uma empresa que inova no campo médico, a Grundium deve atender a requisitos rigorosos de segurança em torno dos dados dos pacientes e confidencialidade.

Destaques

Os microscópios digitais da Grundium são usados na indústria médica.

Para cumprir com rigorosos frameworks de dados e segurança, escolheram o Ubuntu Pro para Dispositivos como uma maneira simples de garantir a segurança de seus dispositivos.

A Canonical mantém os componentes essenciais de software de código aberto e oferece conformidade integrada com os principais frameworks, permitindo que a empresa inove com confiança na indústria médica.

O Ubuntu Pro para Dispositivos oferece patching regular e atualizações over-the-air, garantindo que os scanners da Grundium permaneçam seguros e estáveis, onde quer que estejam localizados.


Um Ocus® Scanner em um laboratório, conectado remotamente a um laptop.

Resultados positivos para os pacientes dependem de tecnologia confiável, robusta e segura.

A cada ano, inovações médicas salvam milhares de vidas.

Cada inovação traz opções de tratamento mais rápidas e eficazes para pessoas ao redor do mundo.

Os microscópios digitais da Grundium fazem parte dessa história.

Ao combinar imagens digitais de alta qualidade e a conveniência do uso remoto, os Ocus® Scanners da Grundium permitem que os patologistas trabalhem com rapidez, sem os atrasos associados ao envio físico de amostras.

No entanto, essa inovação depende da entrada de dados dos pacientes em sistemas digitais, dados que estão sujeitos a regulamentações rigorosas e que, no passado, foram alvo de ataques de ransomware.

É fundamental manter os sistemas atualizados para evitar possíveis falhas de segurança.

Além disso, o downtime associado a falhas de segurança e software é uma ameaça à segurança dos pacientes, especialmente quando o tratamento urgente é necessário.

A Grundium precisava de uma solução que garantisse patching regular para estabilidade e segurança, onde quer que os Ocus® Scanners estivessem sendo usados no mundo, garantindo que a promessa e o impacto da tecnologia não fossem prejudicados por preocupações com segurança ou software instável.

Com o Ubuntu Pro para Dispositivos, a Grundium pôde atender a esses requisitos com uma única assinatura.

A Canonical mantém mais de 25.000 pacotes em todo o ecossistema de código aberto, e com atualizações over-the-air, pôdegarantir que os dispositivos estivessem sempre seguros e funcionais.


Um Ocus® Scanner com uma imagem de amostra médica exibida atrás dele.

Desafio

Quando se trabalha com amostras médicas, os patologistas frequentemente solicitam uma segunda opinião.

Seja procurando sinais de câncer em uma biópsia, examinando células hepáticas para cirrose ou verificando uma amostra de sangue para parasitas, os patologistas devem ser minuciosos.

No entanto, uma segunda opinião pode introduzir atrasos no diagnóstico do paciente, onde o tempo pode ser essencial.

Além disso, a revisão de lâminas é um processo árduo, no qual os patologistas examinam cada seção da amostra para identificar quaisquer anomalias.

Os Ocus® Scanners da Grundium oferecem uma alternativa aos atrasos associados ao envio físico de amostras entre especialistas, oferecendo acesso remoto a imagens digitais de alta qualidade das amostras.

Como fabricante de dispositivos médicos, a Grundium precisa atender a requisitos rigorosos de segurança para que seus produtos possam ser comercializados com sucesso.

A Grundium, como muitas organizações, segue os procedimentos SOUP (Software de Proveniência Desconhecida), o que exige que realizem uma análise de risco para cada componente de código aberto que utilizam.

Isso significa garantir um dispositivo que pode ser acessado remotamente (usando o aplicativo da Grundium ou um aplicativo instalado pelo cliente) e que é construído com base em 150 componentes de código aberto.

Além disso, os dispositivos médicos devem permanecer em condições de serviço por muitos anos.

Não é nem viável nem prática comum que as instituições médicas troquem rapidamente de equipamentos.

A manutenção interna necessária para manter o software do microscópio atualizado adicionaria considerável tempo à já árdua tarefa de segurança.


Um profissional médico coloca uma lâmina sob o scanner, pronto para a fotografia.

Solução

Como a microscopia digital exige um alto nível de poder de processamento, a Grundium selecionou as placas NVIDIA Jetson como hardware para o microscópio.

Por meio da parceria da Canonical com a NVIDIA, o Ubuntu já estava otimizado e certificado para essa placa, o que levou a Grundium a adotar a recomendação da NVIDIA de usar o Ubuntu como o sistema operacional subjacente.

Usar um sistema operacional de código aberto com um ecossistema tão bem desenvolvido provou ser uma vantagem para a Grundium, que pôde levar seu produto ao mercado mais rapidamente devido à maturidade dos pacotes disponíveis para eles.

Hoje em dia, a maioria dos sistemas complicados é construída usando código aberto. Não faz sentido fazer tudo sozinho: se há conhecimento disponível, devemos usá-lo.
Kimmo Alanen, Vice-presidente, Grundium

O ecossistema do Ubuntu significa que todos os pacotes necessários para operar o microscópio estavam prontos para uso.

Alternativas seriam mais trabalhosas e exigiriam mais esforço do lado do desenvolvedor.

O tempo de construção reduzido é apenas metade da história: a questão da manutenção para segurança e estabilidade permaneceu.

O Ubuntu Pro para Dispositivos foi o próximo passo lógico para a Grundium, a fim de construir sobre o progresso que já haviam feito com o Ubuntu.

Com uma única assinatura, a Grundium pôde tirar a carga de manter vários pacotes de código aberto dos desenvolvedores, com a certeza de que, por meio de atualizações over-the-air, seus microscópios permaneceriam seguros e funcionais, com interrupções mínimas.

Analisamos alternativas à assinatura do Ubuntu Pro, mas todas, sem exceção, eram muito mais trabalhosas. Com o Ubuntu Pro, podemos atender às expectativas de nossos clientes em relação à segurança, porque a Canonical garante o patching para todos os componentes de código aberto que estamos utilizando.” Kimmo Alanen, Vice-presidente, Grundium

Resultados

A conformidade do Ubuntu Pro com todos os principais frameworks de segurança garantiu que a Grundium pudesse abordar os clientes com confiança e deixar as impressionantes capacidades de seu microscópio brilhar, sem se preocupar em comprometer os sistemas que armazenam os dados dos pacientes.

“Nossos clientes na indústria médica exigem uma verificação de segurança de qualquer produto técnico que estejam utilizando. Se você não tiver um sistema operacional que seja continuamente atualizado e mantido, você não passa. O Ubuntu Pro para Dispositivos garante que possamos atender aos requisitos de nossos clientes.”
Kimmo Alanen, Vice-presidente, Grundium

A parceria do Ubuntu com a NVIDIA garante que o scanner de microscópio funcione em alto nível desde o início.

Usar o Pro para Dispositivos em cima disso permitiu que os desenvolvedores da Grundium se concentrassem em otimizar e melhorar continuamente seus microscópios.

Graças ao patching contínuo e às atualizações over-the-air, o uso do Pro para Dispositivos garante que os milhares de Ocus® Scanners em uso ao redor do mundo permaneçam conformes e estáveis, sem interromper as operações normais.

Com até 10 anos de suporte, os clientes da Grundium podem ter certeza de que seu investimento nos Ocus® Scanners da Grundium trará recompensas por muitos anos.

Saiba mais sobre o Ubuntu Pro para Dispositivos ›

Additional Resources

Ubuntu Pro

Um compromisso de 12 anos para corrigir CVEs em todos os seus pacotes de código aberto. Mantenha os seus desenvolvedores satisfeitos e dê tranquilidade ao seu CISO.

Patches de segurança do Linux: práticas recomendadas para mitigação de riscos e do tempo de atividade

Aprenda a criar uma estratégia acionável para patches de segurança no Linux

Guia de Controle de Vulnerabilidades de Código Aberto

Dedique menos tempo ao rastreamento de dependências enquanto melhora a postura de segurança com uma abordagem abrangente